Mutirão de Papanicolau: Campanha de prevenção ao câncer do colo do útero e câncer de mama acontece em Taquaritinga

Compartilhe esta notícia:

UBS ‘Antônio Abbud’ oferece horário especial de atendimento para exames preventivos.

A Secretaria Municipal de Saúde de Taquaritinga está promovendo um Mutirão de Papanicolau como parte da campanha de prevenção ao câncer do colo do útero e câncer de mama. O evento acontecerá no dia 4 de abril, das 16h às 20h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Antônio Abbud, localizada no Jardim Buscardi.

Durante o mutirão, serão realizados exames de Papanicolau, um importante procedimento preventivo para detectar alterações nas células do colo do útero que podem indicar o desenvolvimento de câncer. Mulheres de todas as idades são incentivadas a participar, especialmente aquelas que ainda não realizaram o exame ou que estão com o seu período de acompanhamento vencido.

Além do horário especial de atendimento na UBS Antônio Abbud, as mulheres também podem procurar a UBS mais próxima para agendar o seu exame preventivo. Para o atendimento, é necessário apresentar o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), RG e CPF.

Para garantir a eficácia do exame de Papanicolau, algumas orientações devem ser seguidas pelas mulheres:

  • Abstenção de relações sexuais nos últimos dois dias que antecedem o exame;
  • Interrupção do uso de medicação vaginal;
  • Abstenção de duchas vaginais, realizando apenas a higiene externa;
  • Evitar a realização do exame durante o período menstrual.

A iniciativa conta com o apoio do Hospital de Amor e reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde de Taquaritinga com a prevenção e o cuidado com a saúde das mulheres. Juntos, podemos enfrentar o câncer de colo do útero e de mama. #JuntosNessaAção

Compartilhe esta notícia: